quinta-feira, 6 de maio de 2010

Trabalhando com carimbos


Depois de passar um bom tempo fazendo colagens digitais no Photoshop, resolvi voltar a fazer estampas em tecidos. Acho que aquele excesso de brushes, fundos e toda a parafernália digital que se usa no PS, me fez querer um design simples, sem muito excesso.

Desta vez, ao invés de usar stenceis, optei por fazer carimbos para estampar os tecidos. O grande problema de morar no Brasil é que se tem pouco acesso a materiais que facilitem a sua vida, como por exemplo, aquela borracha fácil de recortar ou então um bom linólio. Comprei a última que havia na loja (sem perspectiva de reposição) e um pedaço de linólio. Este último era duro demais e meu braço não aguenta, e o primeiro acabou em três tempos.
O que fazer então?
Borrachas de apagar! A opção é boa, mas não para estampar em tecidos, servem para estampar papel. Descobri isto depois de recortar umas quarenta. Sobram muitasrebarbas nos recortes, o que deixa o trabalho meio desleixado.

Daí que optei por fazer os carimbos em EVA, e consegui bons resultados, depois de muitas tentativas e ajustes. Por exemplo, não usar tinta de silk screen. E colar bem o tecido sobre uma superfície plana.

Estes são os primeiros desenhos.

After a while working with Photoshop and making digital collages, I'm back to make fabric prints.
This time I didn't use stencil to make the prints, but I've tried to male a blockprint.
Brazil isn't the best place to buy art materials, so I've bought the last carving block from my art store and a piece of linoleum. The carving block was a small one and I could cut only two stamps. Ad the linoleum was to hard to cut!

So I decided to make my printblocks with foam (EVA). It works good and is easy to cut.
I couln't use silkscreen print and the fabric must be glued on a surface.

Aboce the first prints.

Nenhum comentário:

Postar um comentário