quarta-feira, 24 de abril de 2013

Design de superfície sobre cerâmica

Pode-se decorar qualquer superfície, não só os tecidos. Aqui vemos exemplos de porcelana decorada (http://finelittleday.com) e também os famosos azulejos de Athos Bulcão, que enfeitam, principalmente, edifícios de Brasília. O design de superfície não conhece limites!

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Projetinhos de costura

Mesmo que você não saiba costurar muito, estes projetinhos são simples e podem ser feitos com qualquer restinho de tecido que você tenha de outros projetos. Guardanapos coloridos enfeitam sua mesa e podem ser uma ótima solução para um presente de última hora. Ou quem sabe sachezinhos, com o aroma de sua preferência, não podem ser um mimo que agrade aquela amiga querida!

domingo, 14 de abril de 2013

Estampas feitas com carimbos

A primeira estampa, a de círculos, foi feita com estêncil. As duas outras são de carimbos.

Estampando com carimbos

Estampar com carimbos é uma maneira muito antiga de embelezar tecidos. Provavelmente esta técnica veio da India, onde se usam grande carimbos de madeira. Entalhar a madeira é um processo trabalhoso, então resolvi fazer minhas estampas com carimbos de EVA. O EVA é fácil de cortar, embora você não consiga fazer muitos detalhes nele. Mas, daí também resulta uma beleza. No caso das fotos não colei os cortes de EVA sobre uma placa, apenas usei um rolo de macarrão para transferir os pedaços de EVA, depois de passada a tinta, sobre o tecido. Uso tinta de tecido nacional mesmo, da única que temos no mercado. Tente e veja o resultado!

terça-feira, 9 de abril de 2013

Móveis reciclados

Parece que está na moda usar caixas de frutas ou pallets para fazer móveis alternativos e assim proteger o meio ambiente. Tudo bem, fica bem na foto, mas não acho que eu gostaria de conviver com isso na sala de minha casa. Ou aqueles artesanatos de parede feitos com rolos de papel higiênico. Fica bem na foto também, mas, convenhamos, você não gostaria disso não é? Reciclar é mais do que isso! Fazer uma revisão de seus móveis velhos ou antigos, e aproveitá-los de uma maneira moderna faz bem mais sentido do que usar caixas de frutas. Embalagens de produtos longa vida, que agridem nosso meio ambiente mais do que os famosos rolinhos de papelão, podem ser aproveitadas para revestir superfícies e aí sim você estaria fazendo o bemao meio-ambiente. Marcelo Rosenbaum também faz um trabalho interessante de reciclagem de móveis. Agora, se você não quiser partir para um móvel, reuna pequenas peças de louça, vidro ou latas, arrume um lugar de destaque na sua cozinha e organize estas peças lá. Você vai fazer muito sucesso!

sexta-feira, 5 de abril de 2013

Pena que não tem IKEA no Brasil!

Achava sempre uma delícia comprar os tecidos na Ikea. Você escolhe, coloca naquela mesa e corta seus próprios tecidos. Pelo peso é que se sabe a medida. Bem espertinhos estes nórdicos! O melhor de tudo é que o preço dos tecidos de designers varia de 8 a 15 Euros, não passa de R$ 50,00 um metro de tecido de boa qualidade e estampa exclusiva (ou nem tanto). Em recente entrevista à imprensa brasileira, Ikea disse que não tem interesse em abrir uma filial no Brasil. Pena!

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Denise Schmidt Quilts

Denise Schmidt produz quilts de um jeito contemporâneo e artístico, com desenhos bem abstratos. Para ambientes modernos que não queiram abrir mão do tradicional, um quilt neste estilo será sempre bem-vindo.